terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Um lugar melhor

Hoje o Mundo tornou-se um lugar melhor. Porque a era Bush acabou e ele saiu como devia: envergonhado, cabisbaixo e depois de ter levado com um sapato em cima. Porque os EUA têm um presidente negro. Mas acima de tudo, porque, quando Barack Obama fala, faz-me pensar que acredita de verdade no que diz. E que o discurso da igualdade e a vontade de transformar o país, e por consequência o Mundo, num lugar melhor não são apenas palavras vãs.

De esquerda, de centro ou de direita, pouco importam as conotações... o que me impressiona é a frontalidade do olhar deste homem. Desde o início. Sem ter de recorrer a ataques pessoais, a segredos escondidos na juventude e erros passados para mostrar que é melhor que cada um dos adversários. Depois da desilusão de há quatro anos - quando o país voltou a dar razão a todos os que, com um antiamericanismo mais ou menos primário, o consideram uma nação de estúpidos, ignorantes e hipócritas, ao eleger pela segunda vez uma coisa tao rafeira, desprezível e mentirosa como Bush - é tempo de respirar.

Barack Obama vai falhar, claro. Vai cometer erros e enganar-se como toda a gente. Mas, para já, conseguiu recuperar a esperança e a fé de milhões de pessoas. E isso já é muito.

Yes, we can!

2 comentários:

  1. E, para além de Obama ter o coração do lado certo, também está rodeado de gente bonita, como mostra esse vídeo (que é sempre um prazer enorme recordar): Scarlett Johansson, John Legend, Herbie Hancock, Common... Sinto sempre um arrepio na espinha quando oiço o cântico lá atrás, "we want change, we want change"! E foi tão bom ver Aretha Franklin, tão imensa, tão gorda, tão bonita nos seus 66 anos, ontem na tomada de posse, a cantar para Obama, como já o tinha feito para Martin Luther King, ainda miúda!

    ResponderEliminar
  2. "para além de Obama ter o coração do lado certo"... é a frase mais bonita que ouvi nos últimos tempos.

    ResponderEliminar